segunda-feira, 24 de maio de 2010

Primeira Guerra Mundial

Componentes: Amanda, Daniela, Jéssica, Natan

As causas da guerra foram: a partilha da África e Ásia deixara Itália e Alemanha insatisfeitas pois não poderiam usufruir de colônias ricas em matérias primas como França e Inglaterra, a corrida econômica e armamentista das potencias européias gerando vários conflitos de interesses entre as nações, o nacionalismo e rivalidades. O começo se deu aparentemente pelo assassinato do Príncipe do Império austro-húngaro Francisco Ferdinando durante uma visita a Saravejo; quando investigado o caso mais afundo descobriu-se que o autor da façanha havia sido um jovem integrante do grupo sérvio chamado Mão-Negra, contrário a influencia Áustria-Hungria na região dos Balçãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra a Servia.


Com a guerra tendo seu inicio os países europeus começaram a fortalecer suas alianças que já eram formadas desde o inicio do século XX, de um lado havia a Tríplice Aliança integrada por Itália (a qual mudou de aliança em 1915), Império Austro-Húngaro e Alemanha, em contra partida a Tríplice Entente formada pela França, Rússia e Reino Unido.

A guerra se desenvolveu principalmente em trincheiras, durante dois anos e meio abrigavam-se nesse complexo tendo como ‘vizinhos’ não apenas seus companheiros mas também ratos e outros parasitas e também conviviam com lama, pó, frio ou calor dependendo da época do ano, eram protegidas por redes de arames farpados e ninhos de metralhadoras, em muitas tentativas de ataques as duas partes perdiam inúmeros soldados e só conseguiam conquistar poucos metros de território, ou muitas vezes, nenhum. A fome e doenças foram inimigas dos guerreiros, mas também houve a utilização de novas tecnologias bélicas para a época como tanques de guerra e aviões.

O final da guerra começou a se dar quando a Rússia abandonou a luta, seu exercito já estava dizimado e os que restavam recusavam-se a lutar, e a entrada dos EUA ao lado da França e Reino unido, na verdade isso só aconteceu os EUA haviam feito grandes investimentos nesses dois países, por isso visava um bom retorno.

A Alemanha possuía a maior frota de submarinos, e em 1917 criou a campanha “sem restrições” onde quaisquer navio com bandeira inimiga seria fortemente atacado, o que prejudicaria até os seus próprios aliados, pois dependiam do abastecimento de diferentes países.

Os EUA continuavam auxiliando os países da tríplice Entente mas até certo ponto se considerava neutro perante toda situação, vendo que isso poderia prejudicar fortemente os seus negócios saiu de cima do muro, e quando a Alemanha revelou ao seu presidente que tinha planos de bloquear as Ilhas Britânicas foi que realmente os EUA entraram na guerra; seu apoio financeiro a Entente foi decisivo e economicamente foi um golpe para a campanha submarina da Alemanha que começou a ser bloqueada ao mesmo tempo em que entravam em cena os contingentes norte americanos o que provocou a quebra do equilíbrio mantido pelas potencias centrais.

Culpada pela guerra a Alemanha foi obrigada a assinar o tratado de Versalhes, o qual lhe impôs fortes punições e restrições, as quais foram: a redução de seu exercito, sua indústria bélica controlada, perdera a região do corredor polonês, teve de devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. Fora daí que se iniciara o nazismo e consequentemente a 2ª Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário