terça-feira, 4 de maio de 2010

A crise de 1929

NOMES: Caroline Trespach, Lucas Rafael, Marcelo, Ramon, Yasmin.

A crise de 1929, foi um fato marcante na história econômica mundial, ensinando muitos valores e lições ao mundo,  pois com a crise economica principalmente nos EUA a população aprendeu a viver com pouco e a aprendeu a dar mais valor as pequenas coisas, além de que com isso o mundo viu que o sistema capitalista não era tão seguro quanto se pensava e viu um abismo sob os pés dos grandes investidores.
Com a superprodução nos EUA, causada pelo reestabelecimento da Europa, veio o desemprego no país, o que consequentemente afetou ao mundo todo já que os EUA eram a maior potência econômica da época, o povo americano teve que aprender a conviver com muito menos do que estava acostumado no padrão de vida americano, que até então era considerado o melhor do mundo. Isso acarretou inclusive mortes por todo o país de pessoas que não tinham mais condições econômicas para sobreviver.
O mundo entrou na década de 30 em pleno abismo econômico, o que pôs em "xeque" todo o sistema capitalista que teóricamente acreditava-se que funcinava. Chegou a pensar-se em implantar um sistema comunista nos EUA já que havia funcionado na Europa e parecia não haver mais opção. Todos os grandes investidores perderam tudo ou quase tudo o que tinham, o que complicava mais ainda a chance de reestruturação do país. Parecia não haver mais solução, mas ela veio com Franklin Delano Roosvelt o novo presidente eleito em 1933, que implantou uma série de ações para resgatar não só a economia do país mas o bem estar do cidadão americano que o havia perdido com a grande crise.
Sendo assim, concluímos que a crise de 1929, nos tirou mas também nos deu muito, muito ensinamento, mas apesar disso quase caímos em uma grande crise recentemente em 2008, talvez o impacto só não foi tão grande pelo motivo de que já tínhamos mais conhecimento e noção dos impactos que poderíamos ter, e nos precavemos tomando medidas que também poderiam ter sido tomadas lá em 1929, o que teria evitado grande parte dos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário